Soft Skills e Hard Skills: entenda as diferenças e saiba como desenvolver essas habilidades

Dois profissionais sentados, um lendo um livro e outro com o laptop sobre o colo, trocam conhecimentos sobre soft skills e hard skills.

Soft Skills e Hard Skills: entenda as diferenças e saiba como desenvolver essas habilidades

Quem já participou de algum processo seletivo ou está sempre antenado no que acontece no mercado de trabalho, com certeza já ouviu falar sobre soft skills e hard skills. 

Os dois termos que vêm do inglês têm ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo, pois as empresas estão percebendo que não basta que os profissionais tenham conhecimentos técnicos para que bons resultados sejam alcançados.

É preciso também, que eles possuam habilidades comportamentais!

Dessa maneira, no post de hoje, vamos explicar melhor tudo isso e te ajudar a entender as principais diferenças entre os dois conceitos tão valorizados pelas organizações.

Acompanhe!

O que são Soft Skills e Hard Skills?

Antes de falarmos sobre as diferenças que existem entre soft e hard skills, precisamos definir cada um dos termos, certo?

Então, vamos lá!

Soft Skills 

A palavra “skills”, em português, quer dizer “habilidades” e“soft”, literalmente, significa “suave”. Na prática, porém, a expressão “soft skills” pode ser entendida como “habilidades comportamentais”. 

Essas aptidões dizem respeito às capacidades sociais, emocionais e também à forma como nos relacionamos com os outros e como lidamos com situações do dia a dia.

Podem ser citadas como exemplos de soft skills a inteligência emocional, as habilidades de comunicação, liderança, empatia, trabalho em equipe e resolução de conflitos.

Hard Skills 

Por outro lado, a palavra “hard” pode ser traduzida como “difícil” e a expressão “hard skills” quer dizer “habilidades técnicas”. 

Logo, o conceito refere-se aos conhecimentos específicos adquiridos através de cursos, treinamentos, diplomas, pós-graduação e experiência profissional. 

Tais capacidades, geralmente, são requisitos essenciais para o desempenho de uma determinada função. 

Alguns exemplos de hard skills incluem fluência em um idioma, conhecimento em programação, operação de máquinas, habilidades em softwares específicos, entre outros.

Quais as diferenças entre Soft Skills e Hard Skills?

Agora que você já entende os conceitos, é hora de falarmos sobre as principais diferenças entre hard skills e soft skills, as quais podem ser resumidas da seguinte forma:

1. Natureza das Habilidades

Bem como mencionado, as hard skills são habilidades técnicas e específicas, enquanto as soft skills são aptidões comportamentais e sociais. Ou seja, são características que possuem origens diferentes.

2. Mensurabilidade

Além disso, as hard skills podem ser facilmente mensuradas e comprovadas — através de diplomas, por exemplo —, enquanto as soft skills não possuem uma medição objetiva, sendo avaliadas através de observações e feedbacks.

3. Forma de Aquisição

Outra diferença é que as hard skills geralmente são adquiridas através de cursos e treinamentos, já as soft skills podem ser desenvolvidas ao longo da vida por meio de experiências pessoais e profissionais.

4. Relevância para o Cargo

Por último, as hard skills são essenciais para o desempenho de funções específicas, enquanto as soft skills são importantes para o sucesso em qualquer cargo, independentemente da área de atuação.

Confira exemplos práticos de Soft Skills e Hard Skills

Bom, para que as diferenças fiquem ainda mais claras, nada melhor do que conferir alguns exemplos de soft skills e hard skills, não é mesmo?

Veja:

Exemplos de Soft Skills

  • Inteligência emocional;
  • Habilidade de comunicação verbal e escrita;
  • Capacidade de liderança;
  • Empatia e compreensão;
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Exemplos de Hard Skills

  • Fluência em inglês;
  • Conhecimento avançado em Excel;
  • Certificação em programação Java;
  • Graduação em Engenharia Mecânica;
  • Experiência em operação de máquinas industriais.

Não é difícil notar que as soft skills são transferíveis e aplicáveis em diversas situações e contextos, enquanto as hard skills são específicas para um determinado cargo ou função, né?

Leia também:

Aprenda como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial

Como prospectar clientes: 8 dicas de ouro 

Como desenvolver as Soft e as Hard Skills?

Embora seja importante, não basta conhecer e entender conceitos, é necessário também, saber que é possível desenvolver tanto as soft skills quanto as hard skills. Isso mesmo, as duas habilidades podem ser aprendidas ao longo do tempo! 

Acompanhe a seguir:

1. Soft Skills

1.1. Autoconhecimento

A primeira dica para desenvolver as soft skills é identificar suas principais características comportamentais e emocionais

Ou seja, reconhecer suas fortalezas e oportunidades de melhoria é fundamental!

1.2. Feedback

Outra recomendação é estar aberto a receber feedbacks construtivos. Aprender com as opiniões dos outros e buscar aprimoramento é uma forma eficiente de desenvolver suas habilidades interpessoais.

1.3. Empatia e Escuta Ativa

Foque ainda, em praticar a empatia, se colocando no lugar do outro e compreendendo suas perspectivas. A escuta ativa é essencial para estabelecer conexões genuínas com as pessoas.

1.4. Liderança e Trabalho em Equipe

Mais uma dica interessante para aprimorar as habilidades comportamentais é participar de projetos colaborativos, a fim de treinar as habilidades de liderança e trabalhar em conjunto com diferentes perfis.

1.5. Gerenciamento Emocional

Por fim, aprenda a lidar com suas próprias emoções e a se manter calmo sob pressão. Isso é primordial para tomar decisões acertadas em momentos desafiadores!

2. Hard Skills

2.1. Educação Formal

A primeira maneira de desenvolver as hard skills é buscando cursos, graduações e pós-graduações relacionadas à área de interesse. Por isso, a ideia é investir em treinamentos específicos para aprimorar as habilidades técnicas.

2.2. Prática Regular

A segunda dica é colocar em prática o conhecimento adquirido através dos cursos citados anteriormente. Quanto mais você praticar, mais suas habilidades se aperfeiçoarão!

2.3. Projetos Pessoais

Mais uma coisa importante a ser feita é realizar projetos pessoais para aplicar suas habilidades em cenários reais. Isso ajuda a construir um portfólio e demonstrar suas competências.

2.4. Mentoria

E por último, busque mentores que sejam referências em sua área. A troca de experiências e conhecimentos é enriquecedora para o desenvolvimento das chamadas hard skills.

Easy Office | Desenvolva suas habilidades

Depois de tudo isso, você deve estar pensando que nossas dicas terminam por aqui, certo? 

Errado, porque guardamos o melhor para o final e, por isso, temos mais uma “carta na manga” para você! 

Se sua intenção é, de fato, desenvolver todas as suas aptidões de maneira integral e eficaz, o Easy Office pode te ajudar!

O espaço compartilhado é um exemplo de como o ambiente de trabalho pode ser propício para o desenvolvimento das hard e soft skills.

No dia a dia de um coworking, os profissionais têm a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes áreas de atuação, o que exige o aprimoramento das habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Além disso, um espaço colaborativo oferece uma série de eventos, palestras e workshops que abrangem desde temas técnicos e específicos de cada área até questões comportamentais, como inteligência emocional e liderança. 

Essa variedade de atividades permite que os profissionais se tornem mais completos e preparados para os desafios do mercado de trabalho!

Portanto, conheça a estrutura do Easy Office e garanta o ambiente ideal para se aprimorar!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn