Estratégias para evitar ou controlar o endividamento empresarial e manter a saúde financeira da sua empresa

Homem preocupado analisando documento no trabalho com computador na mesa e divisórias de vidro ao fundo.

Estratégias para evitar ou controlar o endividamento empresarial e manter a saúde financeira da sua empresa

Para evitar o endividamento empresarial, o gestor deve agir de forma programada. Possuir um planejamento financeiro é ideal para esse fim. Além disso, controlar os gastos e reduzir custos também pode ajudar a empresa em um momento de dificuldade financeira.

O endividamento é uma realidade que muitas empresas enfrentam no decorrer do tempo, e que ocorre por diversos motivos, porém se não houver uma reação imediata do gestor perante essa situação, buscando uma solução rápida e eficiente, pode levar a empresa a fechar as portas.

Para evitar o endividamento, é necessário que o empresário entenda os fatores que levariam a empresa a tal condição, além de conhecer mecanismos para lidar com a situação, quando o endividamento já é uma realidade.

Como evitar o endividamento empresarial?

Inicialmente, é muito importante, para evitar o endividamento, que o administrador busque conhecimento na área. Existem hoje vários cursos sobre educação financeira, inclusive online e gratuitos, promovidos por instituições de grande prestígio.

Além de estudar sobre educação financeira, é importante que o empresário busque soluções e meios de sua empresa crescer mais rápido, gerando lucro, que diminui a dívida líquida e evita o endividamento.

Ademais, o ideal é possuir um planejamento financeiro, com metas claras e estimativas realistas.

Outro erro de gestão muito comum, é a confusão de contas empresariais e pessoais. Tenha definido o que é dinheiro da empresa e o que é do empresário, não confunda fluxo de caixa com pró-labore, e mantenha contas bancárias separadas. Isso pode não parecer relevante a curto prazo, mas é capaz de trazer muitos problemas no futuro.

Por fim, é ideal que a empresa possua uma reserva de emergência, para lidar com imprevistos financeiros sem precisar emprestar dinheiro das instituições financeiras.

Como sair do endividamento empresarial?

Se a sua empresa já está endividada, existem algumas estratégias que você pode adotar para resolver o problema, é preciso o comprometimento do empresário em agir para encontrar uma solução efetiva.

1. Conheça a origem da sua dívida

Saiba a causa do endividamento. Pode ser por inadimplência de clientes, mau uso de empréstimos, precificação incorreta de produtos ou vendas insuficientes. Independentemente da causa, é função do gestor identificá-la e buscar solução.

2. Reduza custos 

Quando a empresa está endividada, é importante buscar formas de reduzir os custos, de modo a possuir mais capital e honrar com as dívidas o mais rápido possível.

3. Analise os ganhos da empresa

Faça uma análise minuciosa dos ganhos da empresa. Qual produto dá mais lucro? Qual deles não vende? Quais clientes pagam melhor? Quais são os inadimplentes? Qual fornecedor garante um preço melhor? 

Com essas respostas em mãos, faça um plano de ação que valorize os pontos fortes da empresa, e estabeleça metas de crescimento com provisões de lucros, para, assim, conseguir estimar em quanto tempo será possível quitar as dívidas.

4. Esteja atento às oportunidades de renegociação 

Existem alguns programas que oferecem a renegociação de dívidas com redução de juros, e até algum desconto, mesmo fora do prazo de pagamento.

O Serasa Experian tem uma sessão destinada exclusivamente para a quitação de débitos com benefícios, que pode ser uma boa saída para as empresas endividadas.

Além disso, existe o Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (Litígio Zero) que prevê a possibilidade de renegociação de dívidas junto às Delegacias da Receita Federal de Julgamento (DRJ) e ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), além daquelas de pequeno valor no contencioso administrativo ou inscritas em dívida ativa da União.

Caso os débitos não se enquadrem em nenhum programa de incentivo, cabe ao gestor contactar os credores para tentar obter um acordo de renegociação de dívida, seja com mais prazo para pagamento, diminuição do valor das parcelas ou juros.

A importância do planejamento financeiro

Uma das principais causas que levam os negócios a fecharem no Brasil é a dificuldade com a administração financeira da empresa.

O empresário inicia o negócio sem a gestão financeira necessária e cometendo inúmeros erros, sem atentar-se ao seu capital de giro, fluxo de caixa, e outras situações que garantam o sucesso a longo prazo.

É ruim para a empresa viver em instabilidade financeira, sem ter conhecimento de como irá pagar suas contas básicas no próximo mês.

Pensando nisso, fizemos um artigo sobre como aprender a fazer um Planejamento Financeiro Empresarial, que você pode ler clicando no link!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn