Coworking x Escritório Convencional: Veja qual das duas opções é a melhor.
As mudanças que o mercado de trabalho vem enfrentando tem obrigado os profissionais liberais a encontrar novas formas de adaptar seus negócios.
Atualmente, além do escritório convencional, o home office e os espaços de coworking são opções mais econômicas.
Não é à toa que vários sites de finanças já fizeram matérias falando sobre como o coworking é a opção mais barata para abrir um negócio.
Contudo, a batalha entre coworking x escritório convencional deve analisar as diferenças entre os dois modelos de negócios, antes de chegar a uma conclusão final.
1- Controle do espaço
Enquanto o escritório convencional oferece um espaço de trabalho exclusivo para uma empresa ou profissional, o coworking é um espaço compartilhado por diversas áreas e por profissionais de vários segmentos do mercado.
2- Flexibilidade
O coworking é um modelo mais flexível que o escritório convencional, além de permitir aos profissionais liberais trabalhar em um ambiente de trabalho profissional sem precisar se comprometer com um aluguel de longo prazo.
3- Infraestrutura
Enquanto o coworking oferece um apoio completo, que inclui móveis, equipamentos e material para escritório, os escritórios convencionais necessitam de investimento nessas estruturas.
4- Networking
O escritório convencional limita-se a oferecer a mesma rede de contatos, baseada nas pessoas que o frequentam diariamente.
Contudo, o coworking oferece um espaço mais dinâmico e colaborativo, já que os profissionais liberais têm a oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas, sendo este um dos pontos chaves para o crescimento da empresa.
Essa vantagem aumenta as chances de parcerias e pode resultar em novos clientes e novas oportunidades para o negócio.
5- Estímulo
A sensação recorrente de concorrência e disputa entre colegas da mesma empresa é uma rotina no escritório convencional.
Em contrapartida, no coworking isso não existe, pois o ambiente é favorável a união, conexão e criatividade, pois é ocupado por várias pessoas distintas.
6- Diferenciais
Enquanto o escritório convencional dificilmente oferece áreas para descanso físico e mental, o coworking oferece salas de leitura, salas de descanso e outros diferenciais, eliminando o peso da formalidade no ambiente de trabalho.
7- Flexibilidade de horário
O escritório convencional tem uma rotina de horários que deve ser seguido à risca de segunda a sexta-feira.
Porém, a flexibilidade do coworking permite que os profissionais possam trabalhar no turno mais cômodo, além da possibilidade de alternar os horários.
8- Controle do ambiente
Nesse quesito o escritório convencional leva a melhor, afinal, neste modelo o espaço é exclusivo da empresa ou equipe, o que pode proporcionar maior eficiência na execução das atividades.
9- Investimento Inicial
O investimento inicial em um coworking é bem menor que o investimento necessário para ter um escritório convencional, o que faz do coworking a melhor solução para novos empreendedores ou para aqueles que querem aumentar a redução de custos empresariais.
10- Personalização do espaço
Nesse quesito o escritório convencional é mais viável, pois a equipe pode personalizar o espaço de acordo com as necessidades e a identidade da empresa.
Porém no coworking, tudo deve ser mantido de forma uniforme, o que limita as chances de modificações no layout ou mudanças na estrutura.
11- Estabilidade
Ao contrário dos espaços de coworking, que podem sofrer uma rotatividade maior de profissionais e empresas, o escritório convencional possui uma estabilidade maior em relação aos vizinhos e parceiros de negócios.
12- Foco no trabalho
O escritório convencional apresenta muitas distrações na equipe, e quando a execução do trabalho só pode ser feita em equipe é preciso ter paciência e torcer pela colaboração do outro.
Porém, no coworking a empresa pode focar exclusivamente na produtividade da equipe, já que interferências internas e externas não prejudicam o andamento das tarefas.
Conclusão Final
Após analisar as características e diferenças entre o coworking e o espaço de trabalho compartilhado, conclui-se que o coworking é a melhor opção para quem quer economizar sem abrir mão de recursos e infraestrutura.
Por sua vez, o escritório convencional se torna uma opção viável apenas para empresas que querem exclusividade no espaço, fazer as coisas do próprio jeito ou que possuem uma equipe muito grande.