Achar que os clientes escolhem determinado produto ou serviço, levando em conta, exclusivamente, o preço é um grande equívoco. Para não cair nessa armadilha, entender o que é atendimento personalizado é fundamental!
Isso porque, quando se tem clareza sobre o assunto, se torna evidente a importância que o consumidor dá à maneira como ele é atendido.
De tal modo, conhecer algumas técnicas capazes de melhorar a experiência do cliente faz toda diferença!
Afinal, esse é um grande passo para que o negócio se destaque no mercado e alcance melhores resultados.
Portanto, se você quer saber como adotar o atendimento personalizado na sua empresa, fique por aqui até o final!
O que é atendimento personalizado?
Resumidamente, podemos dizer que atendimento personalizado é o conjunto de técnicas utilizadas para atender um cliente de forma específica, individualizada e única.
Através dessa abordagem algumas percepções são despertadas no comprador, fazendo com que ele note que suas necessidades e expectativas estão sendo atendidas.
Isso significa que, nesse momento, o consumidor passa a se perceber como especial, ouvido e verdadeiramente diferenciado. Esse sentimento de exclusividade se conecta, facilmente, à confiança.
Logo, essa combinação permite que o cliente tome a decisão de comprar com a marca, tendo uma experiência positiva e que, certamente, recomendaria.
Quais as vantagens do atendimento personalizado?
Obviamente, para implementar o atendimento personalizado, alguns investimentos são necessários. Entretanto, o retorno que a estratégia oferece, certamente, dá conta de cobrir esse valor várias vezes.
Uma forma de confirmar esse dado é olhar para a série de benefícios proporcionada pelo atendimento personalizado:
- Clientes mais satisfeitos;
- Retenção e fidelização do público-alvo;
- Divulgação “boca a boca” e atração de novos clientes;
- Percepção positiva da empresa no mercado;
- Crescimento da receita líquida.
Em um cenário cada vez mais acirrado e com consumidores cada dia mais exigentes, certas metodologias já não são tidas como um diferencial, mas sim como o mínimo.
É possível padronizar o atendimento personalizado?
Depois de conferir alguns exemplos do que pode ser colhido a partir da implementação do atendimento personalizado, fica a dúvida: será que dá para padronizar esse tipo de serviço e torná-lo escalável?
E a resposta é sim!
Ou seja, isso significa que é possível seguir um “script” de atendimento, a fim de manter uma linha de raciocínio objetiva e que esteja sempre de acordo com aquilo que qualquer cliente espera, por mais exclusivo que ele seja.
Porém, é imprescindível tomar muito cuidado para não sair por aí replicando modelos de atendimento ou tornando o processo robótico, como se estivesse lendo o mesmo roteiro para todos os consumidores.
Leia também:
O que é endereço fiscal e quais suas vantagens?
Quanto custa um espaço em um coworking?
Como adotar o atendimento personalizado?
Quando um gestor entende melhor o que é atendimento personalizado e percebe o quanto seu negócio pode ser impulsionado pelo método, logo começa a pensar em maneiras de aplicá-lo.
Por isso, vamos te ajudar nessa missão!
Confira, a seguir, 5 dicas para implementar a estratégia:
1. Atendimento humanizado
A premissa do atendimento personalizado é o tratamento humanizado, ou seja, ninguém gosta de falar com robôs ou atendentes que se comportam como tal.
Em suma, as pessoas querem ser bem atendidas, se relacionar, conversar, receber sugestões e ter um diálogo real.
Apesar do atendimento automático em sites e redes sociais ter ganhado força e ele ser, muitas vezes, personalizado, a interação humana ainda é incomparável.
Dessa forma, personalizar o atendimento para que ele se torne o mais empático possível é primordial para que o cliente tenha uma boa experiência.
2. Treinamentos e preparação
Não deve ser difícil prever, que para oferecer um atendimento personalizado e que realmente se diferencie da concorrência, é fundamental contar com atendentes bem preparados e que dominem as técnicas de vendas e o produto oferecido.
Para tanto, é necessário promover treinamentos, palestras e minicursos aos profissionais que estão em contato direto com o público.
3. Canais de comunicação
Quando um cliente procura por determinado serviço ou produto, cada vez mais, ele tem pressa de ter seu desejo atendido.
Exatamente por isso, é extremamente importante que sua marca coloque à disposição, de forma prática e intuitiva, tudo aquilo que ele pode estar buscando, como por exemplo, o contato direto com atendentes.
Assim sendo, invista em diferentes canais de comunicação para que ele possa escolher aquele com o qual mais se identifica: tenha um número de telefone da empresa, um perfil nas redes sociais, e-mail, site, WhatsApp e etc.
4. Banco de dados
A quarta dica nos mostra, mais uma vez, que não basta saber o que é atendimento personalizado para fechar negócios. Afinal de contas, é preciso conhecer o seu público, criar laços e isso pode ser feito ao registrar algumas das ações dele.
Então, é importantíssimo ter um banco de dados onde o histórico de solicitações, consultas, valor das compras, reclamações, sugestões e todo outro tipo de contato com o cliente possa ser apontado.
De tal maneira, fica mais fácil traçar um perfil comportamental e acessar suas dores e anseios. Além disso, vale frisar que cada cliente é único e, assim, cada compra, orçamento ou abordagem deve ser particular e certeira!
5. Relacionamento com o cliente
Por último, construir um bom relacionamento com o cliente é a base de tudo e, principalmente, do atendimento personalizado.
Dessa forma, é essencial tratar o consumidor sempre com educação, gentileza, atenção e buscando esclarecer todas as suas dúvidas. Somente assim ele poderá se sentir acolhido e confiará naquilo que está sendo dito a ele.
Qual o papel de um escritório virtual no atendimento?
Uma das melhores maneiras de oferecer um atendimento realmente personalizado é contar com uma equipe experiente, capaz de lidar com os clientes de maneira profissional.
Nesse sentido, os serviços de um escritório virtual — o qual é prestado por um coworking — têm muito a contribuir. Isso porque, várias vantagens podem ser obtidas a partir dessa contratação.
Dentre elas, o atendimento é especializado, o endereço é prestigiado, o espaço é bem estruturado, moderno e permite que os clientes sejam recebidos com absoluto conforto.
Além de tudo, os profissionais são ágeis e encaminham a solicitação do consumidor com destreza. Por fim, os serviços de internet, telefone e vários outros já estão inclusos na taxa de locação das salas.
Portanto, se você quer fidelizar clientes, atendê-los com excelência, construir uma parceria sólida e, consequentemente, alavancar os resultados da sua empresa, conheça tudo o que um coworking tem a oferecer!